sábado, 26 de dezembro de 2009

Saia do quadrado

O Negócio é materializar ideias e abstrair objetos
A proliferação de mídias e formatos publicitários gerou indiferença do consumidor para as formas tradicionais de conquistá-lo. A publicidade foi obrigada, então, a reinventar seus formatos e a si própria.
Criar uma caixa de remédio para dizer que só sendo louco para não estudar na nossa faculdade ou de criar um lápis que, quando apontado vai acabando com o analfabetismo. É esse o caminho que a publicidade vem trilhando para romper a inércia de pessoas, que são bombardeadas com dezenas de apelos publicitários previsíveis: é o folder para um condomínio e um fly para a balada de sábado.
A estratégia é dar uma nova função a um objeto que já existe e a acrescentar a ele uma função publicitária. (coisas da Viviane menna). Nessa corrente de comunicação a Faculdade do Pará – Fap –promoveu uma campanha no início do ano tendo como matéria-prima uma caixa de remédios trazendo a inscrição “Só os loucos não mudam pra Fap”. A caixa de remédio continha uma bula que explicava os inúmeros benefícios de mudar para a Fap.
Para o Diretor Geral da Faculdade do Pará, Ricardo Paul, a intenção de materializar idéias e abstrair objetos é quebrar paradigmas, causar impacto. Ele afirma que com ações dessa natureza o público é surpreendido quando vê que o objeto não é o que ele esperava e isso é extremamente positivo. “O retorno da campanha foi ótimo, nunca conseguimos tantas transferências externas, além disso, acredito que o ganho qualitativo para a nossa Comunidade de Ideias foi enorme, avalia ele.

Os custos operacionais, a escassez do tempo e a desconfiança do anunciante quanto à eficiência prometida são, todavia, obstáculos para a execução da refuncionalização.
Quando se usa um objeto para comunicar uma idéia as possibilidades de sucesso se multiplicam, mas junto com elas, os riscos. Ricardo afirma que deixou de imprimir um “G” na caixa de remédios para não dar margem a interpretação mal-intencionada de que a Faculdade era genérica.
Agora que você já sabe o que é materializar idéia vamos lá, saia do quadrado, ou dos quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário